Como eu estudo - Parte I: Francês



Uma das coisas que as pessoas pedem muito no instagram (@leiologopenso) é um post dando dicas de estudos. Então, resolvi separar em duas partes: num primeiro momento falarei como eu estudo para o meu curso de língua estrangeira - que no caso é o francês - e posteriormente comentarei um pouco sobre a minha rotina de estudos para a faculdade. Espero que alguma dessas dicas sirva para ajudá-los! 

1. Aprender uma nova língua requer três atributos essenciais: disciplina, curiosidade e força de vontade. Não é uma tarefa fácil como muitos pensam, por isso é necessário ter disciplina e força de vontade: você precisa se dedicar ao máximo para aprender a língua desejada. Não adianta nada estudar somente dentro da sala e passar o resto da semana sem tocar nos livros. Sendo assim, tire um tempo do seu dia para estudar a língua. Comece com uns 20 minutos e vá aumentando à medida que for compreendendo melhor o assunto. Eu estudo, em média, uma hora em francês por dia. Isso ajuda a manter a fluência e aumentar o vocabulário.

2. Procure músicas na língua que você está estudando. Isso ajuda muito! Tanto para se acostumar com a pronúncia quanto para expandir o seu vocabulário. No início do curso eu fazia da seguinte forma: Pegava uma música e ouvia sem olhar a tradução, para ver se conseguia entender somente ouvindo. Depois, ouvia a música novamente - dessa vez, acompanhando a letra. E, finalmente, após todo esse processo eu tentava traduzir aquilo que tinha ouvido.

3. Assim como as músicas auxiliam na aprendizagem, os filmes também são uma boa pedida. A internet está recheada de sugestões de filmes, basta você dar uma procuradinha. Contudo, antes de eu começar a assistir filmes em francês procurava no youtube desenhos (isso inclui: Pernalonga, As meninas super poderosas, A caverna do Dragão, Dora a Aventureira, dentre outros) Sim, parece patético mas os desenhos também são uma excelente forma de aprender a língua desejada. 

4. Leia. A leitura é essencial para ter uma boa fluência. Quem me acompanha no instagram sabe que eu estou lendo pelo menos um livro em francês por mês. Mas, há outras alternativas: jornais e revistas onlines são também ótimos elementos de aprendizagem. 

5. Fale consigo mesmo na língua que você está aprendendo. Eu sei, parece idiotice mas ajuda muito. Fique em frente ao espelho, pegue um objeto qualquer e comece a criar um diálogo. Vocês vão ver como isso faz a diferença.

6. Se você entra no youtube para acompanhar as gurus de beleza, ou vlogs literários, de games, etc., por que não procurar na língua que você está aprendendo? Além de você ouvir/ver sobre algo que te interessa, você estará exercitando a língua. No meu caso, acompanho alguns canais literários franceses. 

7. O francês é uma língua complicada para aprender - eu tenho dificuldade nos tempos verbais. Por esta razão, fiz uma tabela com os dois principais verbos (Être e Avoir) conjugados em todos os tempos e coloquei na parede do meu escritório. Logo, todo dia eu olho para eles e isso tem facilitado bastante a minha vida.

Espero que essas dicas tenham ajudado vocês, beijo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário